Semadema extende seus trabalhos indígenas no Maranhão

Materia semade intensifica o indigina 2 Materia semade intensifica o indigina

FESTA E BATISMO NAS ÁGUAS NA ALDEIA EL BETEL, RESERVA CANA BRAVA, MUNICÍPIO DE BARRA DO CORDA.

No dia 04 de agosto a foi realizado na aldeia El Betel, sob a coordenação do Pr. Jairo, responsável pelo trabalho missionário entre os índios guajajara, trabalho vinculado à AD em Barra do Corda, liderada pelo Pr. Silvestre Rodrigues Sales, com a presença do pastor Francisco de Assis Gonçalves de Araújo, Secretário executivo de missões da CEADEMA, do Pr. Isaias de Jesus, de Cajueiro, Urbano Santos, e demais obreiros, uma grande festa com muita comida e com a presença de índios de várias aldeias, onde 57 novos membros indígenas desceram às águas batismais, na aldeia El- Betel, em um tanque construído especificamente para este fim.

SEMADEMA EMPREENDE LEVANTAMENTO DE DADOS ESTATISTICOS DA RESERVA DO ALTO TURI DOS INDIOS URUBU KAAPOR E GUAJÁ.

Atendendo a solicitação da SEMADEMA, na pessoa do secretário executivo Pr. Francisco de Assis Gonçalves de Araújo, o Pr. Izaías de Jesus Jorge, de Cajueiro, Urbano Santos, com vivência e experiência com trabalho entre os índios kaapó, inclusive com a língua de vários povos indígenas, empreendeu viagem missionária de 15 dias, de 03 à 18/07/2012, à vários municípios, andando de moto e a pé, visitando assim in loco nove aldeias na ordem como segue:

ALDEIA XIÉ FRONTEIRA DO RIO GURUPI, COM 200 INDIOS KAAPÓ;

ALDEIA PACUIRENÁ A 134 KM DE MAGUARI COM 50 NINDIOS KAAPOR;

ALDEIA TURIZINHO A 10 KM NOVA CONQUISTA COM 40 INDIOS KAAPOR;

ALDEIA DO BACURIZINHO HÁ 17 KM DE NOVA CONQUISTA CERCA DE 70 CRENTES KAAPOR;

ALDEIA COCAL HÁ 39 KM DE NOVA CONQUISTA 220 INDIOS GUAJÁ;

ALDEIA DO AXINGUIRIDAR HÁ 30 KM DE CENTRO DO GUILERME COM 500 INDIOS KAAPOR;

ALDEIA DO PIQUIZEIRO HÁ 33 KM DE NOVA OLINDA COM 50 INDIOS KAAPOR;

ALDEIA DO CAPITÃO MIRÁ HÁ 35 KM DE NOVA OLINDA COM 40 INDIOS KAAPOR;

ALDEIA DE ZÉ GURUPI HÁ 33 KM DE ZÉ DOCA 450 INDIOS URUBÚ KAAPO;

Toda área visitada, com cerca de 1620 índios, restando ainda outras três aldeias por visitar. Em algumas destas aldeias, já tiveram trabalhos, outra estão sendo alcançadas agora.

CONCRETIZADA PARCERIA SEMADEMA, SEMADESL E AD EM GOVENADOR NEWTOM BELO, COM A POSSE DE QUATRO MISSIONÁRIOS PARA 03 (TRÊS) ALDEIAS DAS ETNIAS KAAPOR E GUAJÁ, NA RESERVA INDÍGENA DE ALTO TURI.

 

Pr. Samuel, da AD em Governador Newton Belo, solicitou à SEMADEMA o atendimento de uma área no seu campo que estava sendo parcialmente alcançada e precisava de trabalho especifico por ser uma área transcultural e precisava de alguém trabalhando dentro desta área. Encaminhamos a solicitação a SEMADESL, Secretaria de Missões da AD em São Luis, na pessoa do secretário de missões, Pr. Jackson Douglas, o qual atendeu a solicitação e enviou equipe missionária formada por um casal e duas  irmãs, concretizando assim a parceria.

AD CENTRO DO GUILHERME ATENDE SOLICITÇÃO DA SEMADEMA.

Em um dos eventos convencionais de 2010, foi enviado para a SEMADEMA uma solicitação, acompanhada de um abaixo-assinado da aldeia indígena AXINGUIRINDÁ, com cerca de 500 índios, onde os índios kaapor, inclusive o cacique, solicitava um missionário para trabalhar naquela aldeia, informando que a sete anos atrás, um missionário havia passado por ali e deixado alguns índios crentes e estes índios estavam sem nenhum acompanhamento. A SEMADEMA, na pessoa do seu secretario, Pr. Francisco de Assis Gonçalves de Araújo, desenvolveu contatos, pedidos de oração e em visita àquela igreja, num encontro com a liderança da AD em Centro do Guilherme, na pessoa do seu pastor José Nílson, a mesma assumiu o trabalho naquela aldeia e brevemente estará enviando missionário dentre seus membros, após passar por treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *