Relatório do campo missionário – Miss. Jessé Oliveira Sousa

Saudações,

Na paz do Senhor!

Miss. Jessé Oliveira Sousa Atravessando Riacho para a realização de um culto
Miss. Jessé Oliveira Sousa Atravessando Riacho para a realização de um culto

Venho por meio de este, cumprimentar ao Sr. Secretario Pr. Francisco de Assis, bem como a está  nobre Secretaria com seu seleto corpo de cooperadores. E paralelo á isto comunicar a vós outro da parte de Deus, o que nosso Senhor Jesus Cristo tem dispensado a nós os seus servos, haja vista que o mesmo tem diuturnamente cooperado conosco, pois a Ele seja honra a gloria e o louvor, porque nele vivemos, e nos movemos e existimos (At.28,17a).

Realmente irmãos, estamos vivendo como nos dias anteriores ao dilúvio, onde temos visto a palavra de Deus se cumprindo paulatinamente (Mt. 24,38). E é neste sentimento de anseio pela vinda do nosso Rabone e de amor pelas almas e urgência pela divulgação do evangelho, que é poder de Deus e salvação para todo aquele que crer, e que estamos trabalhando.

Gostaria também de salientar a minha gratidão ao sempiterno Deus, que por intermédio de seu filho amado Jesus Cristo, onde o mesmo demonstrou mais uma vez sua Graça, fazendo – me co-participante de sua obra aqui na terra no que se refere à proclamação de seu amor para com o ser humano, sendo testemunha ocular dessas verdades eternas, e a SEMADEMA pelo apoio e modelo de compromisso com esta nobre causa, que tem nos motivado mais ainda.

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (II Co 4:7).

Relatório:

O povoado Andiroba está situado há uns 3 km de Sobradinho que é onde está a sede do campo (composto por 47 povoados) que está sendo pastoreado pelo Pr. Francisco Valério de Sousa. Mesmo tendo como base o Pov. Andiroba temos nos esforçado para atender o Maximo de povoados com a pregação do evangelho.

Nossos métodos de trabalhos têm sido tão simples quanto eficaz, temos priorizado o evangelismo pessoal, cultos evangelísticos e discipulados.

No povoado Andiroba, há pouco tempo um membro da igreja fez uma doação de uma casa para modifica – La, adaptando – a  na forma de templo, sua inauguração está prevista para o meio do ano se assim Deus permitir. Nesta congregação estamos trabalhando na estruturação dos irmãos, já temos cultos regulares as quartas, sextas e domingos, com a escola Bíblica Dominical, ficando as sextas flexíveis para cultos familiares como também em outros povoados.

Aos domingos na escola bíblica reunimos os irmãos do povoado Andiroba e povoado Virgilha que são divididos somente pelo rio Preguiça, com isso já contamos com 33 alunos matriculados e com uma média de freqüência 20 alunos por aulas, devidos em duas classes, uma para crianças e outra para jovens e adultos. Além da escola dominical iniciamos também um trabalho com crianças aos sábados, trabalho este que tem sido muito proveitoso.

Circulo de Oração e vocais dentre outras atividades que são de suma importância para a igreja, passaram a serem executadas no povoado onde temos cooperado com os irmãos. Nesta congregação já temos orado por um jovem, uma adolescente e muitas crianças, dos quais somente o jovem se desviou haja vista que o mesmo luta contra a dependência química.

Como o povoado Virgilha (citado acima) e próximo, nas quartas-feiras realizamos um culto familiar no período vespertino, entre crianças, adolescentes, jovens, senhores e senhoras, incluindo não crentes que tem participado dos trabalhos, temos com freqüência um média de 15 a 20 pessoas nos cultos realizados, e logo após retornamos a noite para o pov. Andiroba e realizamos o culto noturno.

Além dos povoados supracitados temos dado uma cobertura numa serie de povoados pertencentes ao mesmo campo.

Quero aparte de agora detalha um pouco correlação a trabalhos em outros povoados.  Nesse particular sempre priorizamos trabalhar envolvendo os crentes do local ou até mesmo deslocando – os para outros com a finalidade de apoio, bem como assistência pós – trabalho.

No povoado Ponta do Buriti, entre um e duas vezes por mês temos cooperado com os irmãos ali e o Senhor tem derramada sua graça sobre aquele povoado, juntamente com a igreja local oramos por 4 pessoas reconciliando – se , 2  estão ativas na igreja, já na minha ausência os mesmos tem orado por mais pessoas tanto no povoado Ponta do Buriti  como no pov. Forquilha, onde também sempre juntos realizamos cultos neste local, onde a boa Semente germinou e já colhemos duas almas pra o Senhor  naquele povoado, sendo que somente uma eu estava presente, pois importa que Ele Creçar e nós diminuamos.

Oramos também por duas pessoas recentemente no povoado Cabeceira do Monoelzinho, que fica há uns 20 km do povoado Andiroba.

Pela graça de Deus realizamos um culto no povoado Baixão, que fica a uns 7 km do povoado Andiroba, este culto foi uma providencia de Deus, tivemos muita dificuldade em chegamos ao local, por fim tivemos que ir debaixo de muita chuva, realizamos o culto e oramos por uma senhora no povoado, que poucos dias depois veio a falecer, glorifique a Deus por me haver concedido a oportunidade  de levar as palavras de vida Eterna a quem estava as margens do inferno.

Temos assistido a alguns irmãos no povoado Palmeira dos Ferreiras onde em media realizado entre 1 e 2 cultos por mês com um maior intervalo neste período chuvoso, nos cultos já tem regulamente em media de 7 a 10 pessoas e no mês novembro de 2011 Jesus salvou ali  mais uma alma para seu rebanho.

Além disso, Deus tem feito muitas maravilhas em nosso meio e a boa semente está sendo lança,temos distribuído muitos folhetos, realizado muitos cultos evangelístico em vários povoados e evangelismos pessoais.

 Dificuldades

Pregar o Evangelho nunca foi fácil, mesmo na atualidade dispondo dos vários meios de comunicações, na Era da Tecnologia, ainda não temos acesso a estes meios de comunicações no que se refere à transmissão do evangelho nesta região, grande parte dos trabalhos realizados em outros povoados, o principal meio de locomoção e a Pés, às vezes de Canoa e Bicicleta e às vezes de moto. Por diversas vezes já fomos  a pé até povoados de cerca de 10 a 15 km do Andiroba, sem levar em consideração que vivemos numa região de muita areia (Ver Anexo 1).

Mesmo com todo nosso trabalho neste campo que é composto por 47 povoados( Ver anexo 1), ainda existe cerca de 16 povoados que segundo nosso conhecimento ainda não tiveram nenhum trabalho evangélico , sendo que este numero era ainda maior no ano passado.

Uma das principais dificuldades que considero de alto nível e o Adventismo nessa região, principalmente no município de Barreirinhas. Segundo o IBGE o Adventismo no percentual do quadro geral por denominações corresponde cerca de 6,9 sendo que a igreja Assembleia de Deus um pouco a frente com 8,2 pontos percentuais. Muito povoados que não existe um evangélico tem uma igreja Adventista. Segundo meu conhecimento só existe esse índice aqui em Barreirinhas – MA. Inclusive no povoado Andiroba correspondem à maior denominação, sendo que eles chegaram aqui muito antes de Assembleia de Deus.

E muitas outras dificuldades que o Senhor tem permitido onde as mesmas têm contribuído para nosso amadurecimento e crescimento espiritual.

 Milagres

Deus na sua infinita misericórdia tem dispensado muitas benções sobre nós.

Estávamos em um no povoado Virgilha numa quarta – feria quando após realizamos o culto um irmã, convidou – me juntamente com os irmãos presente para oramos pelo seu filho que segundo seu relato já estava doente há muitos dias com Febre e desidratação, e mesmos consultando os médicos e tomados alguns medicamentos seu filho só piora e não se chegara à raiz do problema. Foi então que impomos as mãos sobre ele como mos ensina a Bíblia e Deus fez o milagre, na mesma semana ela deu o testemunho da benção de Deus.

No mesmo povoado em Fevereiro deste ano, uma jovem senhora nos convidou para oramos por seu bebê de 3 meses que ao ser infectado pelo vírus da gripe estava tossindo muito ao ponto de desfalecer, ficando roxo e quase desmaiado, o medico advertiu a família de suspeita de Bronquite. Neste mesmo dia que fomos  convidados a orar pelo bebê, alguns jovens de Sobradinho que sempre cooperam comigo estavam presentes e presenciaram os fatos deste dia ( Ir. Francisco, Ir. Karla e Ir. Naziiane) e  vimos com pesar o sofrimento da família, que tentavam de todas as formas socorrer a criança que tossia tanto ao ponto de perder as forças, foi uma correria a família chorando e tentando reanimar a criança, reunidos como já estávamos não tínhamos outra alternativa a não ser recorrer ao Médico dos médicos, oramos e Deus fez o milagre, fazendo com que a criança imediatamente reanimasse e também parasse de tossir, sendo que me pouco minutos  o bebê Mikael, já respondia aos carinhos de sua mãe, nesta mesma oportunidade a jovem senhora decidiu entregar sua vida a Jesus, reconhecendo a soberania de nosso DEUS. A mãe do bebê me informou que o bebê dias depois voltou a tossir, porém com menos intensidade, o médico aconselhou a família a cuidados específicos e afirmou que a criança não tem nenhum problema pulmonar e recentemente fui visitar a família e o bebê está ótimo e a jovem senhora continua servindo ao Senhor, Glorias a Deus!

Eu também não poderia deixar de falar de mais um milagres pessoal, de mais um livramento que Deus me deu, no final do ano passado enquanto eu voltava de Barreirinhas para Sobradinho conduzindo uma moto, num percurso de 15 km, encontrei uma amiga de minha família e também vizinha, decidi então em dar – lhe uma carona até sua

casa, o resultado é que neste intervalo de tempo entre Barreirinha e Sobradinho a câmara de ar do pneu traseiro da moto que vínhamos estourou o que nos levou a cair, e tivemos muitos ferimentos não tão graves, porém tínhamos (minha família e eu) a preocupação com a família da jovem haja vista que os mesmo não são crentes ainda, eu entendi imediatamente que foi um laço do inimigo, pelo fato de que a olho nu não havia nenhum motivo para esse incidente, (sendo que tanto a câmara de ar como o pneu eram novos e a moto recentemente havia sido revisado), porém Deus e fiel em cumprir sua palavra quando ele disse: “ Nenhuma arma forjada contra te prosperará…” (Is. 54,17a). O que era pra ser uma tragédia Deus transformou em benção o que era pra ser morte Deus transformou em vida, Ele mudou a nossa sorte, com 14 dias após o acidente inexplicavelmente a jovem  começou a sentir o desejo de se entregar ao Senhor, e foi o que ela fez, aceitou a Jesus como Senhor e salvador da sua vida, só um Deus vivo pode fazer isto, Louvado seja o Senhor! O nosso Deus o Deus de Israel.

Metas e Projetos

Até o final de ano de 2012 temos como objetivo mobilizar as igreja locais para o trabalho de Missões e evangelismos, com Cultos Missionários, (já temos uma secretaria de Missões e Evangelismo na sede do campo,SEMEADS – Secretaria de Missão e Evangelismo da AD em Sobradinho) estamos programando um seminário de evangelismo pessoal para este ano, e temos como prioridades os povoados que a ainda não tem acesso ao evangelho.

Já estamos orando a Deus e traçando um método para até dezembro deste ano realizamos um trabalho evangelístico nos povoados ainda não alcançados.

Anexo I 

Mapa

Pontos amarelos no centro do mapa são: Povoado Sobradinho a esquerda e um pouco a baixo, que fica a 15 km da cidade                                  
 Barreirinhas ponto amarelo a direita e um pouco acima.

Entre os dois pontos Amarelos tem um ponto Azul que é o povoado Andiroba.                                                                                                                    
E os pontos destacados de vermelho são os demais povoados que compõem o campo de Sobradinho.

Anexo II

Pr. Francisco Valério (Pr. do campo) esposa  Mª de Jesus e dois dos seus filhos
Pr. Francisco Valério (Pr. do campo) esposa Mª de Jesus e dois dos seus filhos