Olhar Missionário – Peru

Entenda os desafios da obra missionaria no Peru, através das palavras do PR. Airton de Sousa Oliveira.

Paz do Senhor a todos!

Peru missãoSou pastor Airton de Sousa Oliveira e estamos no departamento de Ayacucho Peru, fazendo a obra de nosso Deus, somos do Brasil, Estado do Maranhão da cidade de Vitorino Freire. Fomos enviando pela secretaria de missões da Assembleia de Deus, já estamos a dois anos, juntamente com minha esposa Missionária Raquel e meus filos  Naftaly e Adoniran Theylor,  começamos a obra aqui do zero, e Deus tem feito crescer a cada dia. Aqui em Ayacucho é compostos de 11 províncias, 111 distritos e muitos povoados, o idioma é o Espanhol e o Quechua . O Peru é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo Oceano Pacífico. A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 40%, (Estados como: Apurimac, Huanuco, Puno, Ayacucho, Huncavelica e Amazonas superam 60%). A classe pobre é constituída quase totalmente por “cholos”, que são aqueles estereótipos que nós conhecemos: cabelo comprido e liso, pele morena avermelhada, olhos puxados e baixa estatura. São descendentes dos Incas, império que dominava o país no século XV. A classe rica é composta geralmente pelos brancos, descendentes dos colonos europeus. As cidades peruanas, em geral, são bastante carentes, tanto materialmente como no que concerne à salvação. Há um número muito pequeno de evangélicos, sem contar que os lugares menos acessíveis ao evangelho são os menos alcançados. missão Peru

Há muitas cidades, que não possuem sequer uma igreja evangélica. Hoje em dia fala-se muito em evangelismo pioneiro na janela 10/40, dando a entender que só nessa região é que há necessidade de investir em missões, mas a porcentagem de evangélicos em alguns lugares do Peru é inferior a de muitos países inseridos na janela 10/40, bem como da África, estando equiparada ao número de evangélicos do Sudão (que é de 2%), e no interior de alguns departamentos (Piura por exemplo) a população evangélica de algumas cidades é proporcional a da Índia (menos de 1%).

A cultura do Peru é marcada pelo sincretismo religioso, que é uma forte herança de seus antepassados. O pensamento mágico está presente nas práticas xamãs e animistas. A veneração a  objetos sagrados, solos, rios e plantas, como sendo deuses são comuns ao povo de quase todas as Regiões Peruanas, bem como a idolatria dos santos católicos. Chiclayo é conhecido por causa da bruxaria, as pessoas concorrem a essa região, às vezes viajando dias para consultar a chamanes. Peru é o país com o menor índice de evangélicos da América do Sul!

8938d067-b07e-46b6-b472-7bdb7943efd3 missão Peru em Peru

Autor:  Pr. Airton de Sousa Oliveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *