O sertão está florescendo

Houve um tempo, num passado não muito distante, em que a região sertaneja do Maranhão era conhecida no meio cristão pela sua extrema aridez no que diz respeito ao florescimento das igrejas evangélicas. Muitas vezes quando um pastor era transferido de alguma outra região para uma igreja sertaneja dizia-se que ele estava na prova e que dificilmente conseguiria efetuar permuta para igrejas que não fossem dessa região. Relatos de pastores mais veteranos dão conta de que muitos obreiros temiam muito ser transferidos para o Sertão, pois sabiam que pastorear uma igreja sertaneja era sinônimo de sofrimento e privações.

Essa situação, porém, já mudou bastante. Pela graça de Deus, a fonte da água da vida tem jorrado abundantemente nas terras sertanejas e o resultado disso é que essa região, antes temida pela extrema aridez espiritual, está paulatinamente se transformando num fértil e vasto campo onde a cada dia Deus faz crescer o seu rebanho. Para a glória de Deus podemos afirmar: o sertão está florescendo.

A Semadema está muito feliz diante dessa transformação e se regozija em Deus por está contribuindo para que todos esses avanços estejam acontecendo. De fato esta secretaria sempre olhou de forma especial para a região sertaneja e, assim, tem procurado atuar em parceria com os pastores e igrejas sertanejas no sentido de fomentar o crescimento do Reino nessa região. A exemplo disso cita-se o Projeto Pró-sertão, iniciativa da Semadema que coLouvandonsiste num conjunto de medidas e ações cuja principal meta é alavancar a expansão da igreja de Cristo em terras sertanejas.

Através do projeto Pró-Sertão e em parceria com as igrejas locais esta Secretaria tem empreendido uma série de esforços como: realização de campanhas evangelísticas, envio de missionários, investimento na construção de templos e, mais recentemente, a criação áreas missionárias em regiões onde há pouca presença de crentes. Os resultados dessas ações têm sido muito promissores e, com a graça de Deus, tudo isso redundará em grandiosos e duradouros frutos para o Reino de Cristo.
Isto é notável pelas decisões que acontecem nesta região no último fim de semana (19-21 setembro) em Mirador durante o congresso regional de missões. Foram 15 decisões durante o Congresso e 20 na semana anterior, resultado de uma mobilização evangelística empreendida pela própria Igreja.  O surgimento de obreiros sertanejos é outra prova do que Deus tem feito na igreja sertaneja. Durante o congresso regional de missões em Mirador foi apresentada a equipe de obreiros locais e viu-se uma boa quantidade de obreiros originários da própria região.

O envolvimento da igreja sertaneja em grandes eventos como é o caso do congresso da UMADES, Coordenado pelo pastor Vilson (AD São João dos Patos), que na última edição chegou agregar cerca de 600 inscritos e conseguiu levar para as ruas na passeata de encerramento cerca de 2000 pessoas, tem contribuído para a integração da igreja no sertão. Outro fator que testifica este florescimento é a construção de templos e casas pastorais com grande requinte. Em visita ao extremo sul do estado os Pastores Pedro Aldi Damasceno, Francisco de Assis e Davi Borges visitaram as igrejas de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso e perceberam de perto esta nova realidade quando participaram da inauguração da casa pastoral e templo da igreja local, construções modernas e com estruturas invejáveis.

Outro fator significativo que também merece ser ressaltado é o apoio das autoridades aos trabalhos da AD na região. Durante nossa estada em Tasso Fragoso almoçamos na casa do prefeito e à noite contamos com a presença de várias autoridades do município, inclusive do prefeito e da primeira dama do município.  Somando tudo isso ao grande desenvolvimento econômico de boa parte daquela região, impulsionado pela economia da soja, mais uma vez podemos afirmar que para a Glória de Deus o sertão está florescendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *