Missiologia a luz da igreja de Antioquia

O que significa missões?
Quem deve fazer missões?
Qual deve ser o perfil do missionário?
Qual é o objetivos da obra missionária?

 I- O QUE SIGNIFICA MISSÕES?

O significado da palavra missão no contexto bíblico teológico é enviar. As palavras missão e missionario, muito conhecidas e usadas pelos cristãos evangelicos vêm da palavra grega apostolo. Esse vocábulo é usado no novo testamento para designar os doze apóstolos (lc 6.13). É também usado para os enviados como embaixadores ou missionários da igreja ( 2 Co 5.23 Fp 2.25).

A luz de atos treze (13).  Podemos dizer que Missões é uma obra do Espírito Santo que requer consagração. “e servindo eles ao senhor e jejuando, disse o espírito santo: apartai-me a barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado” (At 13.2)

Comumente os grandes movimentos missionários começam em reuniões de oração e jejum. Foi assim com os missionários Suecos que vieram ao Brasil e deram origem Assembléia de Deus. A boa semente do evangelho germina com mais intensidade quando regada com lagrimas daqueles que a semeiam (Sl 126.5,6). E Jesus ensinou que o seu agir é mediante as nossas orações (Mt 9.38). Então podemos dizer que missão começa com oração e jejum e continua com oração e jejum, e não pode cessar o clamor da igreja pela salvação do mundo.

II -QUEM DEVE FAZER MISSÕES?

A bíblia nos ensina que é da igreja a responsabilidade de fazer missões. Essa responsabilidade é coletiva e individual. Coletiva é a igreja como reunião ou assembléia de  salvos e a individual é a de cada crente como um membro integrante da igreja. Todos devem estar envolvidos na maravilhosa tarefa de conquistar vidas para Cristo, e era assim na igreja de Antioquia: “e, servindo eles ao Senhor…” ( At 13.2). Acreditamos que nem todos foram chamados para irem ao campo, mais todos foram chamados para fazer missões.

Nos dias do rei Davi ele estabeleceu a lei da divisão da presa; A lei estabelecia o seguinte:

“… porque qual é a parte dos que desceram á peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente se repartirão” (I Sm 30.24).  Este principio deve funcionar no trabalho missionário, todos devem estar envolvidos, uns vão ao campo e outros dão cobertura espiritual, social e financeira.

O VERDADEIRO TRABALHO MISSIONÁRIO É AQUELE REALIZADO PELA IGREJA DE CRISTO

“Então, jejuando, e orando e pondo sobre eles as mãos os despediram.” (At 13.3). Com este ato estavam conferindo-lhes autoridades de representantes legais da igreja para fazerem a obra.

A expressão “os despediram” nos mostra que Não foram a revelia e sim enviados, foram com o apoio da igreja, recebendo assim os cuidados da mesma e ficando no dever de dá relatórios a igreja (At 14.27,28

III- QUAL DEVE SER O PERFIL DO MISSIONARIO?

ALGUÉM QUE CONHEÇA A PALAVRA – “Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores…” (At 13.1)
ALGUEM QUE REALMENTE ESTEJA SERVINDO A DEUS – “ E servindo eles ao Senhor…” (At 13.2)
ALGUEM CHAMADO PARA ESTA OBRA – “… Disse o Espírito Santo: apartai-me a barnabé e a Saulo para a Obra que os tenho Chamado” (At 13.2).
Quem realmente é chamado sente o forte desejo de ir;
Está disposto a deixar tudo e ir;
Suporta as aflições e embates do campo missionário pelas convicções e sentimento que tem (At 13.13)
AQUELES AS QUAIS DEUS CHAMA E ENVIA, OS ACOMPANHAM

O senhor jamais nos incubiria de uma obra de tantos desafios sem nos dá condições para realizar tal obra. É exatamente no contexto da obra missionária que ele disse: “… E eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28.20). E foi isto que aconteceu o Senhor estava com os missionários em todo aquele trajeto.

“e assim estes enviados pelo Espírito santo…” (At 13.3)
“Todavia, Saulo, que também se chama Paulo cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:” (At 13.9)
“ e os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” ( At 13.52)

O QUE O SENHOR QUER É QUE NOS DISPONHAMOS.

Se nos dispusermos a ir, não iremos sós.
As grandes ações de Deus aconteceram em meio os labores do trabalho missionário:

– Deus usa Paulo para operar um tão grande milagre em listra que as multidões os confundiram com deuses e queriam sacrificar sacrifícios a eles (At 14.9-14)
– Deus se revela a Paulo em Trôade para dirigi-lo (At 16.9)
– Deus se revela a Paulo para animá-lo e encorajá-lo (At 16.9,10)
– Deus se manifesta e opera para livrar seus servos da prisão em Filipos (At 16.25,26)

É em meio a ação da igreja que Deus age

 IV -QUAL É O OBJETIVOS DA OBRA MISSIONARIA?

EM SUMA É LEVAR A TODAS AS CRIATURAS OS PROPÓSITOS E AS BÊNÇÃOS DE DEUS. (MC 16.15-18)

Anunciando a palavra de Deus (At 13.5; 14.7)
Ministrando as bênçãos de Deus sobre as pessoas (At 13.12; 14.9,10)
Vivendo a vida do reino
Repreendendo o mal (At 13.9,10)

Dentre as muitas bênçãos que podemos levar às pessoas a principal é a benção salvação em Cristo Jesus que é o fim ultimo da nossa fé.  “alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma” ( I Pe 1.9)

ENVOLVE O CUMPRIMENTO INTEGRAL DO IDE DE CRISTO

“Portanto ide e fazei discípulos…” (Mt 28.19) o ide envolve evangelismo e discipulado

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para listra, e Iconio, e Antioquia, confirmando o animo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé…” (At 14.21.22).

ENVOLVE O ESTABELECIMENTO (ORGANIZAÇÃO) DO TRABALHO EM CADA CIDADE E REGIÃO

“E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao senhor em quem haviam crido” (At 14.23)

CONCLUSÃO

Ao findar a primeira viagem missionária e terem feito uma grande obra para Deus voltaram para igreja de origem (Antioquia da síria) de onde foram encomendados a graça de Deus.

“e dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados á graça de Deus  para  a obra que já haviam cumprido, e, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé e ficaram ali não pouco tempo com os discípulos” (At 14.26-28)

Não tem coisa melhor do que ao fim de um etapa de trabalho ou ao fim de nossa carreira podermos dizer como o poeta sacro no hino 149 de nossa harpa cristã:

“acabando de pescar, e deitado a pensar, tenho gozo pelo tempo que gastei; pois terei um galardão pela pesca, em Sião, pelas almas que no mundo eu ganhei”

Vamos pescar os pecadores para Cristo. Amem!

Pr. Francisco de Assis
Secretário Executivo de Missões da Semadema
Vice-Predisente da AD Lago da Pedra

Rolar para cima