A Igreja peregrina
Já se vão cerca de dois mil anos de peregrinação da igreja no mundo. Desde aquele pequeno núcleo em Jerusalém, com apenas doze discípulos, até os dias de hoje, é uma história de franca e vitoriosa expansão. Não obstante as intensas perseguições dos primeiros séculos e tantas outras ao longo do tempo, seja de forma generalizada, seja de forma isolada, em regiões que não admitiam ( ou ainda não admitem ) a ação da igreja em suas fronteiras, ela aí está como um permanente desafio às portas do inferno.
Cabe também acrescentar, como enfrentamentos da Igreja ao longo de seu percurso, entre outros, as ambiqüidades humanas e o florescimento das heresias. Nada disso, todavia, tem sido capaz de detê-la, em razão de sua origem.
A Igreja em sua peregrinação histórica, desempenha um papel crucial no cumprimento de sua missão. Ela atua basicamente em três áreas que se interconectam e lhe dão completude em seu singular propósito:
- Resgatar os pecadores para Cristo. (Marcos 16.15)
- Torná-los integralmente compromissados com a causa do evangelho.
- Prepará-los para a sua mudança definitiva para o Céu. Nenhuma outra atividade pode ter qualquer primazia em detrimento de tais responsabilidades. Toda ação que ela desenvolve na presente era precisa estar em perfeita sintonia com os termos acima.
A Igreja, ao final de sua peregrinação terrena, tomará posse de um lugar onde, sem qualquer vício pleonástico, pisará com os pés, tocará com as mãos, verá com os olhos e glorificará para sempre ao Todo-Poderoso com a própria boca. Enquanto esse tempo não chega, aqui permanecerá, tendo como forma de expressão diária a comunidade local – a ekkesia em sua dimensão mais humana na terra.
Para a Igreja, comunidade dos fiéis, significa o findar de sua peregrinação terrena comprometida com a causa do evangelho para fixar-se definitivamente nas moradas eternas (João 14.1-3). Será o coroamento de seu mover-se na transitoriedade histórica de sua missão entre os homens.
Pr. Antonio José Araújo
Líder / Área missionária da SEMADEMA em Caraíbas
São João do Soter-ma