Cuidado Integral do Missionário

Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 10, versículo 13, ele faz uma afirmação: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. No versículo 14 existem quatros perguntas: 1ᵃ Como invocarão aquele em quem não creram? 2ᵃ Como crerão naquele de quem não ouviram? 3ᵃ Como ouvirão se não há quem pregue? 4ᵃ Como pregarão se não forem enviados?
Partindo da coerência missiológica e teológica, o texto supracitado nos conduz a uma reflexão em torno de uma quinta indagação: Como enviar sem considerar nosso recurso mais valioso em missões, que é a pessoa do missionário?

A Bíblia não deixa dúvida quanto ao cuidado de Deus para conosco. A questão é: Será que nós na condição de Igreja local enviadora estamos cuidando dos nossos que estão servindo ao Senhor em missões estaduais, nacionais e mundiais? Do ponto de vista acadêmico, missiológico, para a grande maioria dos estudiosos no campo da missiologia e da antropologia missionária, com destaque para: Paul G. Hiebert, na sua obra “O evangelho e a diversidade das culturas um guia de antropologia missionária” e William D. Taylor, na sua obra, “valioso demais para que se perca;A pessoa do missionário e sua família necessitam de cuidados de forma integral que compreendem desde a triagem, seleção e preparo pré-campo passando pelo acompanhamento regular no campo, sustento digno,licenças quando necessária,interseção e retorno. É na perspectiva do cuidado integral que a Secretária de Missões das Assembléias de Deus no Estado do Maranhão propõe como instrumento metodológico um questionário dividido em sete categorias: Família,Ministério,Relacionamento Interpessoal,Vocação, Formação,Saúde Física e Emocional e Visão de Futuro. Tendo como objetivo principal diagnosticar a realidade dos missionários em campo, e como objetivos específicos: 1- Identificar as causas básicas de transtornos de ordem material, emocional e espiritual. 2- Estudar e propor soluções para os transtornos. 3- Disponibilizar instrumentos estratégicos para as Igrejas.

Pastor: Francisco das Chagas Tavares
Assessor para assuntos missiológicos e antropológicos junto á Secretária de Missões das Assembléias de Deus no Maranhão – SEMADEMA.

Rolar para cima